"Uma boa bordadeira se reconhece pelo avesso." Se você borda, provavelmente já escutou essa frase antes.
A cobrança pelo avesso perfeito vem dos tempos em que o bordado era uma das poucas atividades permitidas às mulheres. Dessa forma, elas ficariam mais tempo dentro de casa, em busca do bordado perfeito.
Exigir um avesso impecável é também uma forma de despersonalizar a arte, já que o avesso também é uma forma de expressão pessoal da bordadeira.
Mas afinal, qual nossa opinião sobre avesso perfeito?Ele pode ser útil se você não quiser sombras do lado direito do bordado. Inclusive ensinamos a fazê-lo nos nossos cursos porque os pontos ficam bem seguros quando bem arrematados.
Mas acreditamos que o avesso tem que ser livre, assim como o bordado. Não precisamos carregar mais essa pressão sobre uma atividade que deveria ser gostosa.
Além disso, o avesso fala sobre o processo pra chegar no resultado final do bordado. E o processo é tão importante quanto o resultado (metáfora pra vida).O avesso conta história.
Muitas vezes não conseguimos identificar um ponto pelo lado direito, mas olhando pelo avesso descobrimos como ele foi feito.Então, sim, o avesso é tão importante quanto o direito, mas isso não significa que ele deva ser perfeito.