Mulheres artistas para ficar de olho em 2019

Mulheres artistas para ficar de olho em 2019


2019! Ano novo, arte nova e criatividade à solta!
A gente bem sabe que o ano que passou foi cheio de altos e baixos, mas uma coisa foi certa: As mulheres estiveram à frente na vida pública, na política e nas artes, criando pontes entre pessoas, inspirando e fazendo com que mais mulheres se sentissem representadas e se inspirassem para abrir espaço à criatividade e para ver o mundo de diversos ângulos. E é claro que para 2019 a gente não quer nada menos do que continuar vendo mulheres despontando nas artes, e em todos os campos de atuação! Por isso selecionamos três mulheres que usam técnicas diferentes em suas expressões artísticas e que prometem nos inspirar ainda mais em 2019:

Rosana Paulino

A paulistana Rosana Paulino é artista e doutora em Artes Plásticas pela ECA/USP. Já participou de diversas exposições no Brasil e em países como Estados Unidos, Chile, Bélgica, Holanda, Portugal e Espanha.
Como artista e mulher negra, Rosana produz obras que tratam dos resquícios da escravidão, dos padrões de beleza e especialmente da condição das mulheres negras na sociedade. O resultado são obras que misturam gravura, bordado, técnicas de costura e até cerâmica num retrato de como o machismo e o racismo afetam a vida de milhares de mulheres no Brasil.

“Parede da Memória”, obra de Rosana Paulino em tecido, microfibra, xerox, linha de algodão e aquarela – 1994/2015.

Priscila Barbosa

A ilustradora e diretora de arte paulista usa ferramentas digitais e uma cartela de cores bem feminina para abordar a relação das mulheres com os diferentes tipos de corpos e levantar a bandeira da representatividade e respeito à diversidade. Priscila acredita que corpo tem um potencial poético e revolucionário – e nesta linha vale a pena conferir o Manual de Autocuidado ilustrado por ela para entrar bem em 2019.

Um compilado de ilustrações da @priii_barbosa no Instagram

Vanessa Barragão

Vale uma indicação lusitana? Pois bem, já está! A portuguesa Vanessa Barragão faz um trabalho de tapeçaria em larga escala usando técnicas artesanais e sobras de materiais têxteis. A inspiração para seus painéis e tapetes vem do mar e seus corais que oferecem múltiplas combinações de cores, texturas e tridimensionalidade. Os processos ecologicamente sustentáveis fazem o trabalho de Vanessa ganhar (literalmente) outras proporções por oferecer um ponto de encontro entre o design e a arte.

Vanessa Barragão no proceso do tapete ‘Terra’, feito de lã e lyocel – 2017

E você, conta pra gente que artistas te inspiram e devemos ficar de olho em 2019?!