LETRAS BORDADAS

Desde o começo do Clube do Bordado usamos palavras bordadas no nossos trabalhos. As primeiras saíram em forma de erotismo. Em outros momentos estávamos bordando nomes em guirlandas de porta de maternidade ou frases de protesto. Independente da mensagem que você quer passar, uma das maiores dificuldades para fazer letras – depois de escolher a fonte perfeita – é decidir qual ponto usar. Mas esse post está aqui para te ajudar a exatamente nisso 😉

As fontes cursivas pedem de pontos que façam bem as curvas, sem deixá-las angulosas. Pra esse tipo de letra indicamos o ponto atrás, pirulito ou cicatriz. No vídeo abaixo ensinamos como bordar um nome com o ponto cicatriz.

Adoramos usar fontes cursivas com variação de espessura e o ponto que mais usado pra isso é o haste. Ele funciona muito bem para contornos e preenchimentos e por isso é perfeito para essas variações. No próximo vídeo te ensinamos como bordar esse tipo de letra com o ponto haste.

As fontes tipo bold (aquelas mais gordinhas com espaço para preenchimento) podem ser bordadas com ponto cheio, mas funcionam muito bem com outros pontos de preenchimento como atrás ou haste.

Já as letras de forma fininhas, sem preenchimento, funcionam com vários pontos mas os que mais usamos são o ponto atrás, haste, pirulito e corrente.

No vídeo a seguir te mostramos como fazer o preenchimento no ponto atrás bordando letras.

Podemos também deixar o lettering no tecido e bordar em volta com ponto cheio, areia ou qualquer outro ponto de preenchimento. Nesse caso, é preciso equilibrar a espessura da fonte com o tipo de preenchimento para que as letras não sumam no bordado.

E agora, pronta pra se aventurar no mundo do lettering bordado?